quinta-feira, 29 de julho de 2010

BRASIL! A multimonarquia

Embora o nosso país tenha como sistema de governo o presidencialismo, e como forma de governo a República, onde nosso Presidente é tanto o chefe de Estado como também o chefe de Governo, vivemos no país que tem mais reis em todo o mundo.
No Brasil, os nossos reis não tem qualquer função política ou governamental (bem como na maioria das monarquias atuais, já que a figura do Rei atualmente é quase que unanimamente simbólica), mas como poderemos averiguar a seguir, veremos que o que não falta no Brasil é rei ou rainha.
Entre todos os nossos reis, o mais conhecido de todos é o rei Pelé, o rei do futebol, sendo conhecido não só em nosso país como também em todo o mundo.
Para a música, temos o rei Roberto Carlos.
Para os baixinhos, temos a rainha Xuxa.
Para a televisão brasileira, temos a rainha Hebe Camargo.
E até o baião, ritmo regional nordestino, nós temos um rei, o grande Luis Gonzaga.
No Rio de Janeiro, só para o futebol, nós tivemos e ainda temos muitas peças que se intitulam os reis, como por exemplo, o baixinho Romário, chamado de rei da pequena área; temos ainda Joel Santana, que não se sabe ao certo se é o rei do Rio ou o rei do maraca; já passaram também por esses cargos, grandes figuras como Renato Gaúcho e Túlio Maravilha.
No basquete, esporte popular por aqui, mas ainda com pouca expressividade para a mídia, também temos uma rainha: Hortência.
Não satisfeitos com a grande quantidade de reis, ainda adotamos para o nosso carnaval o rei momo, figura originária da mitologia grega (sabia disso?).
Se tiver faltando alguma Majestade, avisem-me, pois reis e rainhas devem ser reverenciados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário